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Responsabilidade Socioambiental Empresarial: O que é e como aplicar na sua empresa

06 set 2021

Uma das questões mais importantes que devem ser tratadas pela gestão é a responsabilidade socioambiental empresarial.
Tema extremamente atual, a responsabilidade socioambiental empresarial é também um assunto urgente.

O que é responsabilidade socioambiental empresarial?

A responsabilidade socioambiental empresarial é, antes de tudo, um posicionamento que a empresa tem diante da sociedade.
Conhecendo seu importante papel e sua influência na vida das pessoas, a empresa tem o dever de portar-se responsavelmente.
E são inúmeras as responsabilidades que uma marca, empresa ou indústria possuem.
Desde o cuidado com as pessoas, até o respeito ao meio ambiente, especialmente se for o caso de uma indústria de produção.
Sustentabilidade, transparência e governança são algumas das ações de monitoramento da responsabilidade socioambiental empresarial.
Uma empresa responsável deve garantir muito mais que a satisfação dos clientes, premissa que vigorou por décadas.
Atualmente, ela deve se preocupar não somente com quem compra, mas com todos os demais stakeholders.
O termo em inglês faz referência às partes interessadas na empresa, no seu andamento e na sua postura.
E quem são essas pessoas para as quais a empresa deve se reportar, comprovando sua idoneidade e respeito à coletividade?

Devem ser considerados:

Clientes;
Fornecedores;
Acionistas e sócios;
Colaboradores.

Além destes, a opinião até mesmo da população que convive no entorno de uma fábrica deve ser levada em conta.
Ou seja, todas as pessoas que, de alguma forma, têm suas vidas afetadas, positiva ou negativamente, pela ação empresarial.
Compreender as necessidades desses diferentes públicos é o primeiro passo para se fazer uma gestão responsável.
Os benefícios da responsabilidade socioambiental empresarial
O empresário ou empreendedor deve almejar garantir a responsabilidade socioambiental empresarial em seu comércio.
Os benefícios para essa tomada de atitude não se restringem apenas à estar em conformidade com as legislações.

Algumas vantagens são:

A criação de consciência de coletividade e senso de humanidade como cultura interna;
A imagem positiva em relação à opinião pública, à mídia e aos consumidores;
Estratégia para garantir sobrevivência no mercado e vantagem competitiva em relação à concorrência;
Incentivos fiscais emitidos pelos governos (municipais, estaduais e federal) para o cumprimento de metas.

Os consumidores mais conscientes procuram comprar de empresas certificadas ou que comprovem uma atitude responsável.
São exemplos de empresas de cosméticos que não testam seus produtos em animais, ou de marcas veganas.
Ou de indústrias que se preocupam com a questão ambiental, fazendo o reflorestamento e diminuindo a liberação CO2 na atmosfera.
Esse tipo de atitude pode ajudar a alcançar mais clientes, e também um posicionamento diferenciado em contraste aos concorrentes.
Inúmeros veículos de mídia e comunicação se especializam em divulgar ações empresariais que respeitam o ser humano e o planeta.
O marketing verde (ou ecomarketing) é uma poderosa ferramenta para divulgar os comportamentos responsáveis da empresa.

A responsabilidade socioambiental empresarial aplicada

Empresas social e ambientalmente responsáveis entendem que é possível gerar lucro e manter a consciência.
São muitas as áreas que podem ser levadas em consideração por uma empresa que almeja essa posição.

Citamos:

Meio ambiente;
Gestão e governança;
Pessoas;
Mercado de trabalho.

Vamos falar sobre elas, citando exemplos práticos para a aplicação da responsabilidade socioambiental empresarial.

Meio ambiente

Quando se pensa em responsabilidade socioambiental empresarial, a sustentabilidade logo vem à tona.
E não é por menos. Vivemos em um planeta que necessita de transformações na cadeia de produção e consumo urgentemente.
O aquecimento global, o derretimento de geleiras, a poluição do ar, do solo e das águas são extremamente preocupantes.
Sendo assim, a preocupação das empresas com a natureza e com a preservação do meio ambiente é fundamental.

Podemos citar como exemplos de responsabilidade socioambiental empresarial:

A preservação da mata, dos rios e do solo onde a indústria está instalada;
O incentivo ao reuso de peças e subprodutos já comercializados (tanto pelos consumidores, quanto pela própria empresa);
A economia circular e a economia do compartilhamento (sharing economy);
Aspectos logísticos e de distribuição dos produtos e serviços com baixa emissão de carbono.
Atitudes destas naturezas podem contribuir muito com o ambiente, e com a imagem da empresa perante a sociedade.
Muitos consumidores da atualidade preferem adquirir um produto ou serviço que os represente, mesmo que estes demandem de um investimento financeiro maior por parte do consumidor.
Esse posicionamento ajuda a efetivar mais facilmente a fidelização de clientes que promovem a marca.
Um consumidor que vê seus ideais representados costuma se dispor a fazer o marketing boca-a-boca de uma empresa.
Estudos indicam que só a economia do compartilhamento será responsável por 50% do lucro mundial, alcançando US$ 335 bilhões.
A análise, feita pelo Instituto Price Water Consulting, traz a estimativa para o ano de 2025.
Compreender esses dados ajuda a gestão a criar estratégias competitivas para estar à frente da concorrência.

Gestão e governança

Não basta apenas dizer que quer a mudança e não realizar ações efetivas e práticas no dia-a-dia da comunidade.
Tampouco é possível que as transformações ocorram apenas em um setor da empresa e não na sua totalidade.
A responsabilidade socioambiental empresarial deve ser parte da cultura da organização, alimentada, principalmente, pela gestão.
A transparência quanto às ações de responsabilidade deve ser premissa, garantindo, assim, parte do cumprimento da cultura.

Pessoas

O centro de todo esforço empresarial, as pessoas são a parte mais importante do dia-a-dia de uma organização.
Sejam elas consumidores, colaboradores, sócios, ou qualquer outro que mantenha algum tipo de conexão com ela.
Muitas ações tomadas pela empresa são transformadoras, e podem contribuir com o mundo.
Aqui estão, por exemplo, o respeito à diversidade (religiosa, de gênero, de orientação sexual, entre outros), e o marketing responsável.

Podemos destacar conteúdos atitudinais de uma empresa, como:

A contratação de pessoas sem discriminação étnica, de crença ou orientação sexual;
O incentivo a que mulheres ocupem postos de alto escalão;
A horizontalização em determinadas tomadas de decisão, levando em consideração as necessidades dos colaboradores.

Essas práticas podem ajudar a desenvolver um time mais bem preparado e engajado com a cultura empresarial.

Mercado de trabalho

Semelhantemente ao item anterior, o mercado de trabalho também envolve o relacionamento entre empresa e pessoas.
Aqui, os processos de contratação e o setor de Recursos Humanos merecem um destaque especial.
Algumas questões devem ser seriamente observadas, como o trabalho escravo e o trabalho infantil.
A contratação de mão-de-obra análoga à escravidão deve ser terminantemente proibida e desestimulada.
E isso vale tanto para a empresa quanto para seus parceiros, como fornecedores e intermediários.
O compromisso com a empregabilidade de seus funcionários, com formações e treinamentos, também é um ato positivo.
Isso permite ao indivíduo um reposicionamento mais fácil no mercado de trabalho, em caso de encerramento do vínculo trabalhista.

Conte com o Terranálises

A responsabilidade socioambiental empresarial não é algo fácil de ser aplicado.
É necessária uma tomada de atitude, com transformação mental, cultural e política, que começa na gestão.
Com a aplicação de atitudes responsáveis, sua empresa só tem a ganhar, nos mais diversos setores.
O cuidado com os colaboradores traduz-se num aumento da motivação em trabalhar, fazendo crescer também a produtividade.
Além disso, a comunidade que vive em seu entorno, e também outros membros da sociedade apoiam essas ações.
E isso é refletido na conquista da confiança e da satisfação desses públicos, e na fidelização dos consumidores.
Estes, por sua vez, sentem-se representados pela empresa, valorizando a marca e sua conduta ética e transparente.
Sendo assim, o Terranálises pode auxiliar sua empresa nesse processo de educação e adequação socioambiental.
Entre em contato conosco e tenha mais informações sobre como implementar ações que transformem sua empresa.
A responsabilidade socioambiental empresarial é uma grande oportunidade para fazer bons negócios, e nós queremos te ajudar.

Referências:
https://ibraimgustavo.com/2020/11/04/economia-do-compartilhamento-gera-lucro-a-empresa-e-agrega-valor-aos-clientes/
https://www.forbes.com/sites/forbeslacouncil/2019/03/04/the-sharing-economy-is-still-growing-and-businesses-should-take-note/?sh=24d61d584c33

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