Conheça a importância de analisar alimentos - Terranalises

Novidades

Conheça a importância de analisar alimentos

29 nov 2021

Trabalhando com produtos de qualidade, a indústria alimentícia é um dos principais ramos de atividade econômica do país. Entretanto, é fundamental que as empresas do setor fiquem atentas e realizem análise de alimentos para garantir a saúde do consumidor.
A indústria alimentícia no Brasil:
Importante representante da economia brasileira, o setor alimentício segue com elevada expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o segmento de alimentos e bebidas é o maior do País.

De acordo com a ABIA, o setor representa 10,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no ano de 2020. A indústria alimentícia gera 1,68 milhão de empregos formais e diretos em todo o território nacional.

Os números do faturamento dos principais canais de distribuição do ano passado impressionam:

Varejo alimentício: 433,4, responsável por 75,6% do total do mercado interno
Food service: 139,9, responsável por 24,4% do total do mercado interno

Com a chegada da pandemia de Coronavírus em 2020, houve um importante avanço no setor de delivery. Dados da ABIA revelam que houve crescimento de 12,8% no faturamento no ano de 2020, em relação a 2019.

No total, o setor alimentício atingiu R$ 789,2 bilhões, somadas as vendas para o mercado interno e as exportações. O Brasil é também o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo.

O país é responsável por alimentar 190 países, e milhões de pessoas ao redor do planeta. E toda essa envergadura que o segmento apresenta traz consigo também uma enorme responsabilidade.

Principalmente porque se trata de um ramo que atua diretamente com a saúde e a qualidade de vida de bilhões de pessoas. Por isso, é indispensável que os produtos oferecidos pelas empresas do ramo ao público sejam de alta qualidade.

E para que se alcance resultados de excelência, a análise de alimentos é fundamental para as atividades das empresas do setor.

Análise de alimentos na rotina das empresas:
Segundo a ONU News, agência de notícias da Organização das Nações Unidas, é alto o número de pessoas prejudicadas pela ingestão imprópria de alimentos. Ao todo, 420 mil pessoas morrem anualmente por ingerir alimentos contaminados em todo o mundo.

É considerado inseguro o alimento que contém:

Microrganismos prejudiciais - como Listeria e Salmonella;
Produtos químicos tóxicos - como pesticidas e herbicidas;
Matéria estranha - como é o caso de vidro, madeira, metal, insetos, entre outros.

São diversos os motivos que levam à contaminação em alimentos, como falhas em processos, contaminações ambientais ou de insumos. Falta de higienização, falhas no transporte e erros humanos também entram na lista.

É aí que entra a análise de alimentos, atuando diretamente no controle de qualidade, na fabricação, na estocagem e no processamento dos alimentos. Além de garantir a lucratividade dos negócios, as empresas do ramo de alimentos têm muitas outras preocupações.

O sabor delicioso, a textura agradável e o cheiro convidativo do que é vendido podem até ser ótimas formas de atrair o público. Entretanto, as empresas que comercializam alimentos vivem muito mais do que de aparência.

Para ser competitivos e sustentáveis a longo prazo, esses negócios dependem de outros fatores importantes, tais como:

A segurança dos alimentos;
O valor nutricional que carregam;
A forma como são produzidos, distribuídos e armazenados.

Essas características estão em voga, especialmente na atualidade, com constantes debates sobre segurança alimentar. Além de ser um direito universal do ser humano, o acesso ao alimento de qualidade deve ser uma garantia de todos.

Não basta serem alimentos saborosos ao paladar. É imprescindível que eles sejam capazes de nutrir e alimentar com segurança. Além disso, os métodos de produção e o local onde são produzidos e armazenados, e a forma de transporte e distribuição também merecem atenção.

O estilo de vida das pessoas e o comportamento da sociedade muda de acordo com as gerações. A atual conjuntura social, nascida da era das comunicações e da informação, está ciente dos riscos que determinados alimentos oferecem.

Sendo assim, uma parcela significativa da população opta por consumir alimentos naturais e orgânicos. Ademais, o vegetarianismo e o veganismo também estão presentes nas atitudes de uma fatia considerável dos compradores. O desmatamento provocado pelo agronegócio e o uso de agrotóxicos nas plantações também são alvos de críticas.

O consumidor atual é cada vez mais consciente e exigente, e cobra das empresas uma postura de responsabilidade. A fim de fidelizar a clientela e atrair novos consumidores, muitas marcas estão adotando estratégias de sustentabilidade socioambiental.

E isso reflete também no posicionamento que as marcas alcançam na lembrança do próprio consumidor. Empresas social e ambientalmente responsáveis estão se tornando, cada vez mais, a preferência do público.

E não apenas no que se refere à sustentabilidade, mas também na questão do próprio alimento em si. É dever da indústria alimentícia assegurar que os produtos que oferece passam por rigorosos testes e análises antes de serem comercializados.

A importância da análises físico-químicas dos alimentos:
Os alimentos são fontes naturais de bactérias, protozoários, fungos, leveduras e outros microorganismos. Alguns deles podem ser prejudiciais à saúde humana, causando a deterioração dos alimentos.

No entanto, outros têm a capacidade de alterar a forma natural do alimento, transformando-o num subproduto saudável. É o caso da uva ou do leite que, quando passam por processos químicos naturais, dão origem a outros alimentos.

As dietas nutricionais são baseadas nas informações das características variadas dos alimentos. Entre outros, as análises trazem dados, como:

A composição dos alimentos
Suas propriedades físico-químicas
Sua estrutura
Seus atributos sensoriais

No ramo das análises de alimentos encontram-se os profissionais da Bromatologia, que estudam os alimentos. Essa ciência analisa a ação dos alimentos no organismo, dada sua composição química, e seus valores alimentício e calórico.

Além disso, é a Bromatologia que faz a verificação das propriedades físicas, químicas e toxicológicas, e também adulterantes e contaminantes. Somente a análise de alimentos é capaz de assegurar a segurança do que é produzido e vendido.

A análise de alimentos é um pré-requisito para que as empresas verifiquem se o produto está em condições de ser consumido.

O que é analisado no alimento?
No Brasil, diversas agências e órgãos governamentais fazem a fiscalização e o monitoramento dos alimentos. É o caso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Há também representantes estaduais e municipais, como o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os laboratórios técnicos e profissionais são os responsáveis por fazer as análises físico-químicas dos alimentos.

Análises físico-químicas, microbiológicas e cromatográficas estão entre os principais exames laboratoriais necessários. Além delas, há a verificação da Tabela nutricional, e da presença de contaminantes e resíduos nos produtos.

A análise de alimentos serve para que o produtor obtenha as informações mais importantes do alimento. Essas informações é que determinam se o alimento possui as características necessárias para o consumo humano.

E isso é válido tanto para a matéria-prima utilizada na produção, quanto para o produto acabado. Os processos de produção, e as ferramentas utilizadas na industrialização dos alimentos também passam por verificação. Por isso, é sempre importante contar com um laboratório responsável, transparente, idôneo e imparcial para realizar as análises.

Laboratório Terranálises: confiança e credibilidade:
No escopo das atividades do Terranálises Laboratório de Análises Ambientais está a divisão de alimentos. O Terranálises assegura resultados precisos e confiáveis , gerando credibilidade a todos os clientes.

São feitas amostragens de alimentos in natura, processados e industrializados, bebidas em geral, e outros. Além disso, são analisados Swabs de superfície, de manipuladores, de equipamentos e de utensílios que entram em contato com os alimentos.

O laboratório atua com ferramentas tecnológicas de última geração, garantindo resultados ágeis e seguros. Além das análises físico-químicas, fazemos também análises microbiológicas, Microscopia, Macroscopia e Rotulagem.

Garanta a seus clientes a qualidade e a segurança dos alimentos que você produz. Entre em contato com o nosso time de especialistas e solicite um orçamento de nossos serviços.

IR PARA NOVIDADES

Veja também