Qual o processo da análise de alimentos? - Terranalises

Novidades

Qual o processo da análise de alimentos?

13 dez 2021

A análise de alimentos é uma das mais importantes etapas para o processo de industrialização de tudo aquilo que comemos. Para garantir a qualidade dos produtos que oferece ao consumidor, a indústria alimentícia faz a análise de alimentos.

A importância da análise de alimentos:

Toda empresa quando inicia suas atividades comerciais tem o desejo de prosperar no mercado e obter sucesso. Porém, isso só é possível se os produtos e serviços que ela oferece atende a padrões específicos de qualidade.

Na indústria alimentícia isso é ainda mais importante, já que a análise de alimentos não envolve apenas aspectos ligados à qualidade. Além do sabor e do aroma, naturalmente grandes influenciadores das decisões de compra, questões que envolvem a saúde são primordiais.

Assim como em outros segmentos, o setor da indústria alimentícia necessita seguir rígidos padrões de qualidade para atender ao mercado. O alimento é uma das principais fontes de nutrição, vida, energia e saúde do organismo do ser humano.

É dele que o homem retira fibras, carboidratos, gorduras, proteínas, sais minerais e outros nutrientes fundamentais à sua sobrevivência. Todavia, a ingestão de alimentos impróprios ou contaminados pode trazer inúmeros prejuízos à saúde humana.

Com sintomas dos mais simples aos mais graves, algumas das DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) são:

- Diarreias e vômitos;
- Mal-estar
- Obesidade e sobrepeso
- Desnutrição
- Intoxicação
- Infecção intestinal
- Salmonelose
- Botulismo
- Gastroenterite
- Toxoplasmose
- Câncer de fígado
- Morte

Portanto, a análise dos alimentos que são fornecidos pela indústria devem, acima de tudo, garantir a segurança de quem os consome. Para operar no mercado de alimentos, a empresa deve se adequar à legislação e normas específicas do setor.

São leis federais, estaduais e municipais, além de regulamentações de acordo com os segmentos. Algumas das mais famosas são o Serviços de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Além deles, há também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esses órgãos são responsáveis pela fiscalização e pelo monitoramento das atividades das indústrias alimentícias em todo território nacional.

Ou seja, além de garantir a segurança dos alimentos oferecidos ao público, as empresas devem atender a demandas legais. Universidades e institutos de pesquisa alimentar e a própria indústria também podem realizar suas amostragens.

E, no caso das empresas, elas não apenas podem, como é sua obrigação a contratação de um laboratório especializado em análise de alimentos. Esse laboratório deve oferecer serviços seguros, transparentes, idôneos e imparciais, prezando pela saúde do consumidor.

Portanto, a análise de alimentos assegura o cumprimento das obrigações legais e normativas do setor.
Tipos de análise de alimentos:
Existem dois tipos de análise de alimentos mais convencionais, sendo o primeiro a Análise Qualitativa e o segundo a Análise Quantitativa.

A análise qualitativa , é identificada a presença ou ausência do componente que está sendo determinado. A massa ou concentração (teor) do componente que está sendo determinado é feito na análise química quantitativa. Portanto, nesse tipo de verificação, o resultado será sempre dado em valor numérico seguido de uma unidade de volume, massa ou concentração.
O passo-a-passo da análise de alimentos:
Diversas são as etapas para se analisar um alimento, do momento em que ele é colhido até ser vendido no supermercado. O objetivo da amostragem e análise é verificar se o alimento possui propriedades benéficas para o corpo humano.

O material colhido para estudo não deve ser extraído de um único ponto, já que a coleta é casual. Quando se fala em amostragem o correto é que seja retirada uma alíquota representativa. Por isso, uma amostra apenas não permite conclusões extremamente precisas quanto à qualidade do produto.

Sendo assim, é recomendada a extração das amostras de diferentes situações, e não apenas de um ponto de interesse. Quanto mais numerosas forem as amostras parciais, mais dados são obtidos e mais próximos da realidade serão os resultados.

Essas amostras devem ser colhidas em diferentes pontos do local de interesse.
Da mistura e homogeneização destas amostras, são retiradas amostras parciais antes de serem destinadas ao laboratório para análise. Elas devem, então, serem acondicionadas em sacos estéreis, identificadas e mantidas em condições ideiais de transporte. .

Depois disto, a amostra é enviada ao laboratório que fará a análise de alimentos com todo cuidado e rigor. A segurança dos alimentos e a saúde de quem os consome deve ser a principal preocupação da indústria.

Por isso, a seleção do laboratório que vai analisar os produtos precisa ser feita com cautela e total segurança.
Terranálises: segurança e confiança na análise de alimentos:
O Terranálises é acreditado perante a ISO 17025:2017, pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - Cgcre para a realização de diversas análises em alimentos.

Possui total rastreabilidade de seus ensaios e processos analíticos, utiliza métodos validados e conta com uma equipe altamente treinada e qualificada para a realização dos ensaios. Oferecemos diversos tipos de análises em alimentos, como:

Microbiológicas;
Físico químicas;
Cromatográficas;
Tabela nutricional;
Contaminantes e resíduos;
Teste de esterilidade;
Microscopia e Macroscopia.

Analisamos amostras em alimentos in natura, processados e industrializados, e em bebidas em geral. Realizamos amostragens em Swabs de superfície, de manipuladores, de equipamentos e de utensílios.

A acreditação perante a ISO 17025:2017 permite a atuação do Terranálises nas amostragens de exigência das principais legislações federais e estaduais relacionadas às matrizes ambientais.

Possuímos acreditação das Salmonellas Typhimurium e Enteritidis, exigidas pela Instrução Normativa N°60 da ANVISA (categorias 5.a) e 5.b) da legislação. Sendo assim, o Terranálises está acreditado para realizar diversos ensaios em alimentos de matrizes de origem animal, vegetal e processados.

Somos credenciados pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). O Terranálises é a opção certa para realizar a análise de alimentos que garante a qualidade dos produtos e a saúde de seus clientes.

IR PARA NOVIDADES

Veja também