Importância da ISO 17025 - Terranalises

Novidades

Importância da ISO 17025

06 jun 2022

Qualidade, alta produtividade e sustentabilidade são algumas das questões mais importantes para o empreendedor. Garantir um tratamento adequado aos resíduos gerados pelo processo de produção é uma etapa fundamental para as indústrias. Para avaliar a qualidade deste tratamento, empresas devem realizar análises destes efluentes e resíduos gerados, a fim de, avaliar a qualidade deste tratamento e verificar se está adequado às legislações vigentes. Portanto, a escolha de um laboratório que seja acreditado pela ISO 17025 é fundamental para assegurar resultados analíticos confiáveis.

A importância da acreditação:

Diversos segmentos da economia precisam seguir determinados padrões para operarem e oferecerem serviços ao público. Entre esses padrões está o de gestão de qualidade, que possui uma grande abrangência nos mais diversos setores.

Os Organismos de Avaliação da Conformidade (OACs) são entidades técnicas e independentes, responsáveis pela realização das atividades de avaliação da conformidade específicas a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo.
.
Portanto, a acreditação reconhece formalmente que uma empresa está de acordo com a norma avaliada. Sendo assim, ela recebe a acreditação, referente ao escopo solicitado.

A acreditação é importante para que uma empresa realize suas atividades com confiança. A acreditação, então, é uma forma de garantir mais segurança e confiabilidade de uma empresa perante à sociedade.

É válido lembrar que a acreditação não é uma ferramenta com atuação e validade apenas em território brasileiro. Antes, é um instrumento estabelecido em nível internacional, e tem a função de gerar confiança na atuação das organizações.

O objetivo da acreditação é constatar se o Laboratório atende aos requisitos determinados em norma específica. Além disso, as avaliações asseguram que os resultados de análises emitidos foram gerados por processos seguros e rastreáveis.

Para empresas que solicitam serviços de análises ambientais de laboratórios, a acreditação é de extrema importância. Esse certificado demanda profissionalismo e transparência do laboratório, gerando mais segurança em relação aos resultados das análises.



Então, o que é a ISO 17025?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, trata-se de um documento que especifica os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Ela possui cinco seções principais, divididas como requisitos: gerais, de estrutura, de recursos, de processo e do sistema de gestão.

A acreditação ISO 17025 é aplicável a organizações que realizam atividades laboratoriais nos mais diversos ramos. A Norma estabelece como atividade laboratorial:

- Ensaio;
- Calibração;
- Amostragem associada com ensaio ou calibração subsequentes.

A acreditação surgiu ainda na década de 1970, mais precisamente no ano de 1978, com a ISO/IEC guia 25. Entretanto, foi no ano 2000 que a Norma ISO 17025 foi publicada internacionalmente.

A acreditação é aplicável exclusivamente para os serviços prestados por laboratórios de ensaio e calibração. Sendo assim, a função principal da ISO 17025 é a padronização internacional dos processos analíticos e do sistema de gestão.

Esta certificação garante que um laboratório baseado em qualquer parte do planeta siga os requisitos determinados.

Neste sentido, a ISO 17025 contribui para a promoção da confiança e da segurança das operações laboratoriais. O cliente que necessita de análises de um laboratório tem mais segurança quanto aos serviços por ele prestado.



Para que serve a ISO 17025?

A ISO 17025 identifica aqueles estabelecimentos que operam com responsabilidade, ética e transparência. A acreditação aponta ainda os laboratórios que oferecem qualidade, precisão e confiança em seus serviços e resultados.

Os critérios de competência técnica estabelecidos pela Norma asseguram o profissionalismo do laboratório. Portanto, ela garante que os resultados produzidos por ele são tecnicamente válidos.

A acreditação ajuda a promover e fortalecer a imagem do estabelecimento, garantindo mais clientes para ele.

Com clientes mais satisfeitos, é maior a probabilidade de fechar novos contratos com outros interessados. Sem falar na fidelização dos atuais clientes, que em outro momento, solicitarão novamente os serviços deste mesmo laboratório.

Por sua vez, os clientes sentem maior confiança em fechar negócio com um laboratório que possui a ISO 17025. Ele sabe que este estabelecimento dispõe de equipamentos tecnológicos, estrutura adequada e equipe capacitada para as operações.

O cliente precisa ter a certeza de que os resultados emitidos pelo laboratório são confiáveis e assertivos. Por isso, o laboratório acreditado pela Norma fornece ao cliente a garantia da responsabilidade e da eficiência técnica. Por fim, a acreditação também assegura ao cliente que:
- O laboratório escolhido por ele atende aos critérios de padronização de gestão de qualidade;
- A organização dos equipamentos, e a garantia de que eles são calibrados regularmente;
- As amostras submetidas à análise respondem a critérios definidos e documentados de identificação, rastreabilidade e armazenamento;
- Os ensaios das amostras e os demais processos são feitos em ambientes controlados e altamente seguros;
- A equipe de profissionais recebe treinamentos e atualizações constantes, e demonstra total competência para realizar os serviços;
- O estabelecimento busca eliminar riscos ao passar pelo gerenciamento de um sistema de gestão da qualidade;
- O laboratório procura melhorar seus processos constantemente.

Sendo assim, o indivíduo que busca um laboratório para realizar análises, precisa fazer a escolha certa do estabelecimento. Portanto, para obter os resultados mais confiáveis, confie em quem possui essa e outras acreditações. O Terranálises Laboratório de Análises Ambientais é referência em todo o país.



Terranálises e ISO17025: Responsabilidade e competência:

Prezando pela qualidade dos resultados e pela confiança dos clientes, o Terranálises acompanha todos os padrões de excelência. Nossos credenciamentos são a demonstração da seriedade e competência de nossa equipe técnica.

O Terranálises possui a acreditação ISO 17025:2017, conferida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. O laboratório recebeu do órgão a atualização de seu escopo de atuação nas seguintes matrizes:
- Fertilizante Orgânico: análises como Nitrogênio (N), Umidade e diversos metais;
- Fertilizante Mineral: análises como Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K) e diversos metais;
- Calcário: umidade e óxidos de cálcio e magnésio;
- Resíduo Sólido: determinação de diversos metais para fins de investigação.

Essa atualização inclui ainda outros parâmetros nas matrizes de águas, atendendo a uma maior gama de ensaios. Sendo assim, o Terranálises atua nas amostragens de exigência das principais legislações federais e estaduais relacionadas às matrizes ambientais.

Possuímos ainda a acreditação das Salmonellas Typhimurium e Enteritidis, exigidas pela Instrução Normativa N°60 da ANVISA (categorias 5.a) e 5.b) da legislação. Além destes, outros segmentos de amostragem também estão contemplados, entre eles:
- Coletas de água bruta por volume determinado (bailer) em poços de monitoramento rasos, profundos e poços de abastecimento;
- Alimentos de matrizes de origem animal, vegetal e processados.

O Terranálises é o único laboratório de Santa Catarina acreditado pela Norma ISO 17025 na matriz Solo Agricultura e Pecuária. Realizamos amostragens e análises físico-químicas nos mais variados segmentos de atuação.

Nossa Divisão de Alimentos realiza amostragens de alimentos in natura, processados e industrializados, bebidas em geral. Fazemos também análises microbiológicas, físico-químicas, cromatográficas, Tabela nutricional, rotulagem e outros.

Já a Divisão Agrícola do Terranálises trabalha com análises de solo, de corretivos agrícolas e de tecido vegetal. E a Divisão Ambiental faz análises de efluentes líquidos, água de piscinas e para o consumo humano, caracterização de resíduos e outras.

Com a acreditação ISO 17025, o laboratório Terranálises assegura maior confiança e credibilidade para todos os clientes. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas, e solicite um orçamento agora mesmo.

IR PARA NOVIDADES

Veja também