Análise de Corretivos Agrícolas - Terranálises

Divisão Agrícola

VOLTAR

Análise de Corretivos Agrícolas

Devido a influência da calagem sobre a eficácia dos fertilizantes, melhorando o ambiente radicular e facilitando a absorção dos nutrientes fornecido por eles, a necessidade ou não de calagem deve ser um dos principais aspectos a ser avaliado quando se interpreta uma análise de solo. 

Existem tipos diferentes de calcário. Como ele é um mineral extraído de rochas, é importante analisar a sua composição, que varia conforme a região ou a característica da mina de onde é extraído. E, pelo fato de ser um produto não industrializado, a composição do calcário agrícola pode variar de carga para carga, já que na natureza sua composição também não é homogênea. Para obter um melhor aproveitamento, sem riscos de aplicar subdoses ou superdoses, o método mais eficiente e barato é encaminhar amostras do corretivo ao laboratório para realização da análise, antes da aplicação do mesmo no solo.

A coleta de amostras de fertilizantes deve seguir o procedimento fornecido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) através da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 6 DE MAIO DE 2004, que varia conforme a quantidade de produto, a embalagem e a forma de acondicionamento do produto.

Analisamos amostras de:

  • Corretivos agrícolas

Análises realizadas:

  • Composição granulométrica
  • Composição química (CaO, MgO)
  • Umidade
  • Poder de netutralização (PN)